Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2008

O meu bolo e sorteio

Este foi o meu bolo de aniversario, que fiz assim que cheguei de viagem. A massa é super leve e deliciosa, era quase impossivel parar de comer ! Eu recheei com frutinhas, mas na receita original pede pedaços de manga, e eu acho que qualquer fruta cai muito bem. Este bolo deve ficar na geladeira, mas tire uns 15 minutos antes de degusta-lo.

Bolo
6 ovos

3 colheres de sopa de agua morna

1/2 xicara de xarope de agave
 
raspas de casca de limao
2 colheres de cha de extrato de baunilha

1 2/3 xicara de farinha de espelta

1 1/2 colher de cha de fermento


Creme de baunilha

1 xicara de leîte
graos de 1 baunilha, ou extrato de baunilha
2 gemas

1/4 de xicara + 1 colher de sopa de xarope de agave

1/8 xicara de araruta
pitade de sal

Frutas que preferir (usei mirtilos e framboesas)



Ligar o forno a 175°C e untar duas formas redondas de 22 cm com oleo canola.
Bater as gemas com a agua, 1/4 da xicara do xarope de agave, as raspas de limao e o extrato de baunilha por 5 minutos até que a mistura fique mais clara e cremosa.
Bata as claras em neve nao muito firme e adicione o restante do nectar de agave aos poucos sem aprar de bater. Continue a bater por 1 a 2 minutos, nao deve ficar seca.
Adicione as claras em neve à primeira mistura com cuidado.
Peneire a farinha com o fermento e junte à massa mexendo devagar.
Coloque nas formas preparadas e leve ao forno por 20 a 25 minutos.
Deixe esfriar 5 minutos nas formas, desenforme na grade e deixe esfriar completamente.
Prepare o creme:
Ferva 3/4 de xicara do leite com a baunilha. Se usar a fava desligue o fogo e deixe repousar 20 minutos.
Bata as gemas até ficarem cremosas. Junte o xarope de agave ao leite e deixe ferver novamente, abaixe o fogo. Enquanto isso misture a araruta com o sal e o restante do leite até que a farinha esteja dissolvida.
Junte o leite quente às gemas aos poucos misturando sempre. Leve de volta à panela e misturando sempre em fogo baixo até que comece a ferver. Derrame a mistura de araruta na panela sem parar de misturar, o creme vai espessar um pouco. Transvasar o creme para um pirex, cobrir com filme plastico e levar à geladeira para esfriar.
Para montar o bolo:
Recheie com o creme e espalhe as frutas cubra com a outra parte do bolo. Faça um chantilly com 1 xicara de creme de leite fresco, 5 colheres de sopa de xarope de agave e gotas de essencia de baunilha, cubra o bolo.

O Sorteio:
Esta receita vem deste livro, que por acaso tenho dois. Entao decidi dar um, e para isto achei que o melhor é fazer um sorteio, ja que é um livro so de receitas com xarope de agave, e acho que nao deve ser facil de achar para todos. Entao quem estiver interessado me mande um email para (mail arroba lamourdanslassiette ponto com) e vou sortear entao no dia 10 de maio. Podem participar quem tem blog de receitas ou quem costuma comentar nestes blogs, de qualquer parte do mundo. Para saber mais sobre o xarope de agave veja o post precedente.

O xarope de agave


foto wikipedia


O xarope de agave é um nectar extraido de um tipo de cactus muito comum no Mexico chamado Agave Azul (o mesmo da tequila) parente da babosa (aloe vera).
E é um adoçante 100% natural, rico em frutose (90%), sendo bom para o controle de diabetes e hipoglicemia, regulando a taxa de insulina. Tem poder adoçcante maior do que a sacarose (40% a mais com menos calorias), e também é rico em sais minerais.Estudos indicam que ele estimula o crescimento da flora intestinal e impede o crescimento de bacterias nocivas como E.coli, listeriose e salmonella e as produtoras de caries. Sendo apontada também por aumentar a absorçao de calcio e magnesio.
Tem a vantagem de ter um sabor neutro o que nao é o caso do mel por exemplo, sendo mais liquido do que este, se dissolvendo facilmente em liquidos frios.

Mimo


A Sandreane me presenteou com este selo "Este blog é um mimo", que muito me lisongeou ! Agradeço imensamente Sandreanne ! Bom, teria que indicar outros 5 bogs, mas como sempre, é impossivel escolher somente 5 dentre todos estes blogs que estao ai do lado. Considero todos um mimo !

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Açucar

E como eu prometi na lista ai estao os açucares que eu uso aqui.
O primeiro no alto a esquerda é o sucre muscovado (mascavo) tambem chamado de rapadura aqui, o do lado é o açucar refinado comum (sucre en poudre ou semoule), embaixo deste esta o sucre blond que eu emprego em todas as preparaçoes no lugar do refinado (e que coloco nas minhas receitas como demerara) e o do lado embaixo do mascavo é o sucre roux.
E na foto de baixo (que eu fiz com o celular por isto nao esta la estas coisas, porque minha maquina quebrou...) vemos primeiro o açucar de confeiteiro comum e do lado o organico (sucre glace e sucre glace bio). O orgânico é feito apartir do açucar integral.



Nesta ultima foto vemos o sucre vergeoise brune, que vem da beterraba, é o sirop que é cozido duas vezes e fica assim.
Veja mais açucar tambem no blog da Cris , da Laila,  Pipoka e Fabricia

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Cupcakes de Matcha

Deliciosos !

1/2 xicara de iogurte de soja (usei iogurte de leite de ovelha)
2/3 xicara de leite de arroz (usei leite de amêndoas)
1/4 de colher de cha de extrato de baunilha
1/3 xicara de oleo canola (usei girassol)
1/2 colher de cha de essencia de amendoas
1 1/4 xicara de farinha de trigo
1 colher de cha de fermento (usei sem fosfato)
1/4 colher de cha de bicarbonato de sodio
3 a 4 colheres de cha de cha matcha em po
1/4 colher de cha de sal
3/4 xicara de açucar (usei orgânico)

Pre-aquecer o forno 175°C.
Misture o iogurte, o leite de arroz, a baunilha, o oleo e o extrato de amendoas. bata bem.
Peneire a farinha com o fermento, bicarbonato, o cha, sal e açucar.
Colocar a massa nas forminhas preparadas com forma de papel e encher a 2/3 da capacidade.
Levar ao forno por 20 minutos.

Para o glacê:
2 colheres de margarina,
1 xicara de açucar de confeiteiro,
1/7 de colher de cha de cha matcha,
1 a 2 colheres de sopa de leite de arroz (usei leite de amêndoas)
1/4 de colher de cha de essencia de amendoas
1 goata de essencia de baunilha

Misturar tudo com garfo e empregar.
adaptado de Vegan cupcakes

E as minhas ferias chegaram ao fim...




Antes de recomeçar, queria agradecer todas as mensagens que me foram enviadas pelo meu aniversario ! Adorei, estou respondendo por email, mas sao muitos e espero nao esquecer de ninguem ! Agradeço à Linda que me enviou coisinhas do Brasil, so nao deu para fazer foto de tudo, pois a conserva de pequi infelizmente se quebrou e ficou tudo molhado, e logo o pequi que eu nao conhecia ainda ! Muito obrigada Linda pelo carinho, adorei tudo e meu filho também adorou os presentinhos dele !

E mostro algumas fotos da viagem, estive em Grand Valira, em Andorra, o hotel é maravilhoso, e se algum dia alguem vier fazer esportes de inverno la ou em busca de traquilidade, eu recomendo !